Como a visão artificial pode ajudar a indústria manufatureira?

21 septiembre, 2021 Off By Yesica Loes

visão artificial

Cada item produzido na fábrica deve passar primeiro por uma verificação. Pretende-se que todos os produtos vendidos aos consumidores sejam de boa qualidade, seguindo padrões estabelecidos.

Em negócios de pequena escala, a verificação é geralmente feita por humanos. Mas imagine se as mercadorias que a fábrica produz tiverem atingido milhares por dia. Seria difícil para os recursos humanos verificar esses itens constantemente durante muito tempo. 

Os custos incorridos para a verificação da qualidade são bastante grandes porque requer muita mão-de-obra humana.

Por esta razão, a fabricação atual utiliza a visão artificial para ajudar no processo de verificação de qualidade. Uma visão mecânica pode inspecionar centenas ou milhares de peças por minuto.

O que é visão mecânica?

De acordo com a Automated Imaging Association (AIA), a visão mecânica inclui todas as aplicações industriais e não-industriais que são uma combinação de hardware e software. A função da visão mecânica é fornecer orientação operacional ao dispositivo na execução de suas funções com base na captura e processamento de imagens.

Um sistema de visão mecânica construído em torno da resolução correta da câmera e da ótica pode facilmente inspecionar detalhes de objetos muito pequenos para serem vistos pelo olho humano.

Ao remover o contato físico entre um sistema de teste e as peças a serem testadas, a visão mecânica evita danos às peças e elimina o tempo e os custos de manutenção associados ao desgaste dos componentes mecânicos.

Aqui estão algumas das vantagens de usar a visão mecânica na fabricação:

  • Maior Qualidade e Maior Produtividade

A visão mecânica pode trabalhar de forma estável e em alta velocidade. Além disso, a visão mecânica é capaz de fazer trabalhos com dimensões de objetos tão pequenas que tem que ser feito manualmente usando um microscópio. A visão mecânica também reduz o tempo de defasagem entre os processos de produção e inspeção.

  • Custo mais baixo

Os custos da visão mecânica variam muito, dependendo do nível de dificuldade, velocidade e outros. Entretanto, se a quantidade produzida pela indústria for muito grande, então o uso da visão mecânica afetará a eficiência de custos.

  • Redução da taxa de refugo

O processo de produção geralmente tem várias etapas. A visão artificial pode nos ajudar a verificar as mercadorias produzidas em cada uma dessas etapas. Se o item não passar em uma determinada etapa, não será processado posteriormente. Este método economizará mais custos do que se o exame tiver sido realizado na etapa final.

  • Redução de espaço no piso

A visão mecânica é muito eficiente e ocupa menos espaço. Isto é muito útil para economizar o uso do solo. Especialmente se a fábrica for instalada em uma área industrial onde os preços do terreno são caros.

Implementação na indústria

A visão mecânica foi agora implementada nas indústrias da Indonésia. Alguns exemplos de aplicações de visão mecânica incluem:

  • Automotiva

A visão mecânica é utilizada para verificar a integridade do carro ou motocicleta que está sendo produzida. Por exemplo, para verificar se todos os parafusos utilizados estão completos e colocados no lugar certo ou não.

  • Indústria de Alimentos e Bebidas

A visão mecânica pode verificar se o volume de bebidas em cada garrafa está seguindo ou não o padrão estabelecido. Assim, cada garrafa tem o mesmo volume. A visão mecânica também pode ser usada para verificar o rótulo em cada embalagem.

  • Farmácia

A visão mecânica pode verificar se falta alguma droga em uma única folha de embalagem. Além disso, a visão mecânica pode detectar rapidamente se o medicamento está quebrado ou danificado.

  • Eletrônico

Os produtos eletrônicos geralmente têm uma placa composta de micro componentes complexos. A visão artificial ajuda a verificar a qualidade da placa para que ela possa detectar se há componentes que estão incompletos ou danificados.